O transtorno do pânico é um transtorno de ansiedade em que você tem regularmente ataques repentinos de pânico ou medo.
Um ataque de pânico é um episódio repentino de medo intenso que desencadeia reações físicas graves quando não há perigo real ou causa aparente. Os ataques de pânico podem ser muito assustadores. Quando ocorrem ataques de pânico, você pode pensar que está perdendo o controle, tendo um ataque cardíaco ou mesmo morrendo.
Muitas pessoas têm apenas um ou dois ataques de pânico durante a vida, e o problema desaparece, talvez quando uma situação estressante termina. Mas se você teve ataques de pânico recorrentes e inesperados e passou longos períodos com medo constante de outro ataque, você pode ter uma condição chamada transtorno do pânico.
Embora os ataques de pânico em si não sejam uma ameaça à vida, eles podem ser assustadores e afetar significativamente sua qualidade de vida. Mas o tratamento pode ser muito eficaz.
Os ataques de pânico geralmente começam de repente, sem aviso prévio. Eles podem atacar a qualquer momento – quando você está dirigindo um carro, no shopping, dormindo profundamente ou no meio de uma reunião de negócios. Você pode ter ataques de pânico ocasionais ou eles podem ocorrer com frequência.
Os ataques de pânico têm muitas variações, mas os sintomas geralmente aumentam em minutos. Você pode se sentir cansado e esgotado depois que um ataque de pânico diminui.
Os ataques de pânico geralmente incluem alguns destes sinais ou sintomas:
Uma das piores coisas sobre os ataques de pânico é o medo intenso de ter outro. Você pode temer tanto ter ataques de pânico que evita certas situações em que eles podem ocorrer.
Não se sabe o que causa ataques de pânico ou transtorno de pânico, mas esses fatores podem desempenhar um papel:
Os ataques de pânico podem surgir repentinamente e sem aviso no início, mas com o tempo, geralmente são desencadeados por certas situações.
Algumas pesquisas sugerem que a resposta natural de luta ou fuga do corpo ao perigo está envolvida em ataques de pânico. Por exemplo, se um urso pardo viesse atrás de você, seu corpo reagiria instintivamente. A frequência cardíaca e a respiração aumentariam à medida que seu corpo se preparasse para uma situação de risco de vida. Muitas das mesmas reações ocorrem em um ataque de pânico. Mas não se sabe por que um ataque de pânico ocorre quando não há perigo óbvio presente.
Seu médico determinará se você tem ataques de pânico, transtorno do pânico ou outra condição, como problemas cardíacos ou de tireoide, com sintomas que se assemelham a ataques de pânico.
Para ajudar a localizar um diagnóstico, você pode ter:
Você pode preencher uma autoavaliação psicológica ou questionário. Você também pode ser questionado sobre o uso de álcool ou outra substância.
Nem todo mundo que tem ataques de pânico tem transtorno do pânico. Para um diagnóstico de transtorno de pânico, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela American Psychiatric Association, lista estes pontos:
Se você tiver ataques de pânico, mas não tiver um transtorno do pânico diagnosticado, ainda poderá se beneficiar do tratamento. Se os ataques de pânico não forem tratados, eles podem piorar e evoluir para transtorno do pânico ou fobias.
Ansiedade, Demência, Depressão, Esquizofrenia, Ideação Suicida, Transtorno de Bipolar, Transtorno de Borderline, Transtorno do Pânico, consulte-nos.
Não se desespere, você não está sozinho. Pessoas com transtornos mentais e/ou emocionais precisam de ajuda para reconhecer o problema. Neste sentido, existem tratamentos e terapias que ajudam na reabilitação e prevenção de crises.
Médicos psiquiatras e clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais entre outros profissionais especializados em saúde mental.
Atendemos planos de saúde e particular.
Não atendemos SUS.
Atendemos planos de saúde e particular.
Não atendemos SUS.
HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SP