Ansiedade

A ansiedade é um transtorno mental que afeta pessoas de todas as idades. Conheça a seguir os sintomas, diagnóstico, tratamentos e quando é necessária a internação psiquiátrica.

O que é o Transtorno de Ansiedade

O Transtorno de ansiedade é um distúrbio psiquiátrico em que há excesso de apreensão e expectativa de alguém em relação a diversos acontecimentos, que costuma perdurar por mais de seis meses e se repetir de forma episódica. Além do medo e da preocupação, há também relatos de sintomas físicos.

Hoje, no Brasil, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 18 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade. O ambiente de crise, formado, por exemplo, por dificuldades financeiras, brigas na família ou estresse no trabalho pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de um quadro de ansiedade. De forma geral, há mais mulheres afetadas do que homens.

A ansiedade pode ser classificada como, após diagnóstico médico:

  • Ansiedade generalizada;
  • Fobia social;
  • Pânico;
  • Fobias como claustrofobia e aracnofobia;
  • Agorafobia;
  • Transtorno de estresse pós-traumático;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo.

Sintomas do Transtorno de Ansiedade

A ansiedade se caracteriza por apreensão, medo e desconforto diante de situações corriqueiras, de forma que seja desproporcional ao estímulo recebido. Pode causar sintomas físicos como palpitações e dor no peito.

Sintomas psicológicos

Pessoas com ansiedade tendem a apresentar sensações como dificuldade de concentração, excitabilidade, hiperatividade, excesso de medo ou de agitação, pensamentos de catástrofe, preocupação exagerada, isolamento social, dificuldade de esquecer o que a aflige, insônia, falta de confiança diante de momentos que fujam do previsto e falta de estabilidade emocional quando algo foge ao planejado.

Sintomas físicos

Aumento da pressão sanguínea, hiperventilação, palpitações, aceleração dos batimentos cardíacos, forte dor no peito, sudorese, falta de ar, ondas de calor, tremores, calafrios, dor de estômago, diarreia, musculatura tensa, sensação de desmaio.

Diagnóstico do Transtorno de Ansiedade

  • Avaliação de um médico com base em critérios específicos

Pode ser complicado decidir quando a ansiedade é grave o suficiente para ser considerada um transtorno. A capacidade de uma pessoa de suportar a ansiedade varia e pode ser difícil determinar o que deve ser considerado como grau anormal de ansiedade. Normalmente, os médicos usam os seguintes critérios específicos estabelecidos:

  • A ansiedade é muito angustiante.
  • A ansiedade interfere com o desempenho de atividades.
  • A ansiedade é duradoura ou fica voltando.

O médico procura por outros transtornos que podem estar causando a ansiedade, como depressão ou um distúrbio do sono. O médico também pergunta se a pessoa tem parentes que já tiveram sintomas semelhantes, porque os transtornos de ansiedade tendem a ser hereditários.

Os médicos também realizam um exame físico. Exames de sangue e outros exames podem ser feitos para verificar a presença de problemas de saúde que podem causar ansiedade.

Tratamento do Transtorno de Ansiedade

  • Tratamento da causa, caso seja adequado;
  • Psicoterapia;
  • Farmacoterapia;
  • Tratamento de outros distúrbios ativos.

Internação para quem tem Transtorno de Ansiedade

A internação para pacientes com ansiedade é uma decisão difícil para a família, mas pode se tratar, em quadros muitos avançados, de uma questão de vida ou morte.

Dessa forma, em situações em que se percebe risco de suicídio e perigo às vida de outras pessoas, é complicado imaginar forma mais eficiente de tratamento, considerando-se que outras vias de tratamento como medicamentos e terapias tendem a exigir um tempo mínimo para que seu efeito se manifeste. Sendo assim, a vigilância estreita em um hospital psiquiátrico pode ser de grande ajuda.

O Hospital Psiquiátrico São Paulo é uma instituição especializada em dependência química, alcoolismo e saúde mental

Alguns Transtornos Mentais Atendidos

Ansiedade, Demência, Depressão, Esquizofrenia, Ideação Suicida, Transtorno de Bipolar, Transtorno de Borderline, Transtorno do Pânico, consulte-nos.

Vencer o preconceito e buscar ajuda especializada é o primeiro passo rumo a uma saúde mental equilibrada.

Não se desespere, você não está sozinho. Pessoas com transtornos mentais e/ou emocionais precisam de ajuda para reconhecer o problema. Neste sentido, existem tratamentos e terapias que ajudam na reabilitação e prevenção de crises.

Ajuda e Remoção 24 Horas

Médicos psiquiatras e clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais entre outros profissionais especializados em saúde mental.

Atendemos planos de saúde e particular.

Não atendemos SUS.

“Carinho e respeito pelo paciente são tão importantes, quanto um medicamento de última geração.” 

Atendemos planos de saúde e particular.

Não atendemos SUS.

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SP

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?